Citação do dia


quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

A FESTA DA LEITURA ESTÁ A CHEGAR!



PREPARA-TE E ESTÁ ATENTO ÀS NOVIDADES!

Homens da cultura e da ciência

O Gabriel, o João e o Diogo Dinis quiseram conhecer melhor alguns dos homens da cultura e da ciência referidos na obra de Sophia. Leonardo da Vinci, Miguel Angelo, Giotto e Galileu foram os escolhidos.

Sophia de Mello Breyner Andresen

A Carolina,a Carlota, a Inês Braz e a Beatriz Nunes quiseram conhecer melhor a autora da obra " O Cavaleiro da Dinamarca" e também a cidade de Jerusalém.

quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

Viajando com " O Cavaleiro da Dinamarca"

Os alunos do 7º ano, os reporteres desta viagem, têm andado muito ocupados com o Cavaleiro da Dinamarca, pessoa com a qual muito simpatizam.
Com ele embarcaram numa pequena floresta escondida na Dinamarca até à Palestina passando por Jerusalém, Veneza Ravena, Génova, Florência e Antuérpia. As aventuras e as novidades são muitas e o tempo é pouco para explorar cada local, conhecer as pessoas, fazer pesquisas, entrevistas e reportagens, notícias e até encenações. UFA!!!

Em breve daremos notícias.

sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

Leituras



TÍTULO: O meu pé de Laranja Lima

AUTOR: José Mauro de Vasconcelos



Um dos livros que guardo na minha memória pelo misto de doçura, inocência e traquinice do ZéZé. Um livro que fala ao coração e nos lembra a capacidade de imaginar e de sonhar de todas as crianças.


Sinopse:


Este livro retrata a história de um menino de cinco anos chamado Zezé, que pertencia a uma família muito pobre e muito numerosa. Zezé tinha muitos irmãos, a sua mãe trabalhava numa fábrica, o pai estava desempregado, e como tal passavam por muitas dificuldades, pelo que eram as irmãs mais velhas que tomavam conta dos mais novos; por sua vez, Zezé tomava conta do seu irmãozinho mais novo, Luís.

Zezé era um rapazinho muito interessado pela vida, adorava saber e aprender coisas novas, novas palavras, palavras difíceis que o seu tio lhe ensinava. Contudo, passava a vida a fazer traquinices pela rua, a pregar partidas aos outros e, muitas vezes, acabava por ser castigado e repreendido pelos pais ou pelos irmãos, que passavam a vida a dizer que era um mau menino, sempre a fazer maldades. Todos estes factores e o facto de não passar muito tempo com a mãe, visto que esta trabalhava muito, faziam com que Zezé, muitas vezes, não encontrasse na família o carinho e a ternura que qualquer criança precisa.

Ao mudarem de casa, Zezé encontra no quintal da sua nova moradia um pequeno pé de laranja lima. Inicialmente a idéia de ter uma árvore tão pequena não lhe agrada muito, mas à medida que este vai convivendo com a pequena árvore e ao desabafar com esta, repara que ela fala e que é capaz de conversar consigo, tornando-se assim o seu grande amigo e confidente, aquele que lhe dava todo o carinho que Zezé não recebia em casa da sua família.

sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

Para que serve o amor?

À quoi ça sert l'amour?
Uma canção de Edith Piaff numa fabulosa animação de Louis de Clichy.