Citação do dia


sexta-feira, 1 de outubro de 2010

A Turma C de A a Z

Ana Beatriz é organizada
Bruno tem um corte à maneira,
Carlos só faz palhaçada
Diogo só diz asneira.
E a Carlota é caladinha
Francisco será doutor
Guiará a sua carrinha,
Henrique será cantor.
Inês adora dançar
João Afonso come crepes,
Lê pouco o Jõao Neves.
Matos é a Carolina
No recreio,
O Tiago é traquina,
Patrícia é pequenina.
Que cómica é a Ramalhete,
Ri como um diabrete.
Sai a Nunes com a Carolina atrás,
Tomás sempre virado para trás.
Uvas é com a Parra e aí
Vem a Gonçalves para a farra.
Xanax é pr’a Stôra
Zás, pás, trás…


Texto colectivo da turma C

domingo, 26 de setembro de 2010

A Turma A de A a Z

Ana e André bebem muito café
Beatriz tem o sonho de ser actriz
Carlinhos, tem muitos caracolinhos
Diogo e Daniel gostam bastante de mel
Edgar não tem par
Francisca e Eva sabem nadar
Gui adora de skate andar
Há alegria no ar
Inês gosta de Francês

Ivan dorme num divã
Jill quer viver no Brasil
João Castanheira só faz asneira e o
João Carlos dorme na banheira
Lá, lá, lá que barulheira!
Maria Luís é a delegada,
Maria Elisa não quer fazer nada.
Marco é um novo camarada e a
Natacha é um pouco mimada.
Oh, que trapalhada!
Pimparel tem alergia ao papel
Quem virá a seguir?
Rui, Rute Lopes e Subtil, adoram dar ao pernil.
Sérgio e João Taxa não gostam de dar graxa.
Também está a Carolina que quer ir para medicina.
Um de nós ainda falta… Olha
Vem lá a Ângela Duarte que gosta imenso de tarte.
Xiu!
Zzzzzzz VAMOS DORMIR!

- Chegámos ao fim! Que turma tão engraçada!

E assim acaba esta grande trapalhada!

Texto Colectivo do 8ºA

Recomeçar

Cá estamos novamente para mais um ano lectivo cheio de coisas novas. Queremos continuar a partilhar convosco as nossas aventuras pelo mundo da escrita. Fique connosco.

sexta-feira, 23 de abril de 2010

Mais poesia...

Este é o trabalho do 7º A que foi discutido com muito interesse e muitas sugestões.

quarta-feira, 21 de abril de 2010

POESIA É...

Os alunos do 7º ano despertaram para a poesia. Ouviram, leram, pensaram, deitaram-lhe um olhar atento, então as palavras, as metáforas começaram a brotar e nasceram estes dois poemas que trataram de ilustrar. Este é o trabalho do 7ºC.
Parabéns.

quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

A FESTA DA LEITURA ESTÁ A CHEGAR!



PREPARA-TE E ESTÁ ATENTO ÀS NOVIDADES!

Homens da cultura e da ciência

O Gabriel, o João e o Diogo Dinis quiseram conhecer melhor alguns dos homens da cultura e da ciência referidos na obra de Sophia. Leonardo da Vinci, Miguel Angelo, Giotto e Galileu foram os escolhidos.

Sophia de Mello Breyner Andresen

A Carolina,a Carlota, a Inês Braz e a Beatriz Nunes quiseram conhecer melhor a autora da obra " O Cavaleiro da Dinamarca" e também a cidade de Jerusalém.

quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

Viajando com " O Cavaleiro da Dinamarca"

Os alunos do 7º ano, os reporteres desta viagem, têm andado muito ocupados com o Cavaleiro da Dinamarca, pessoa com a qual muito simpatizam.
Com ele embarcaram numa pequena floresta escondida na Dinamarca até à Palestina passando por Jerusalém, Veneza Ravena, Génova, Florência e Antuérpia. As aventuras e as novidades são muitas e o tempo é pouco para explorar cada local, conhecer as pessoas, fazer pesquisas, entrevistas e reportagens, notícias e até encenações. UFA!!!

Em breve daremos notícias.

sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

Leituras



TÍTULO: O meu pé de Laranja Lima

AUTOR: José Mauro de Vasconcelos



Um dos livros que guardo na minha memória pelo misto de doçura, inocência e traquinice do ZéZé. Um livro que fala ao coração e nos lembra a capacidade de imaginar e de sonhar de todas as crianças.


Sinopse:


Este livro retrata a história de um menino de cinco anos chamado Zezé, que pertencia a uma família muito pobre e muito numerosa. Zezé tinha muitos irmãos, a sua mãe trabalhava numa fábrica, o pai estava desempregado, e como tal passavam por muitas dificuldades, pelo que eram as irmãs mais velhas que tomavam conta dos mais novos; por sua vez, Zezé tomava conta do seu irmãozinho mais novo, Luís.

Zezé era um rapazinho muito interessado pela vida, adorava saber e aprender coisas novas, novas palavras, palavras difíceis que o seu tio lhe ensinava. Contudo, passava a vida a fazer traquinices pela rua, a pregar partidas aos outros e, muitas vezes, acabava por ser castigado e repreendido pelos pais ou pelos irmãos, que passavam a vida a dizer que era um mau menino, sempre a fazer maldades. Todos estes factores e o facto de não passar muito tempo com a mãe, visto que esta trabalhava muito, faziam com que Zezé, muitas vezes, não encontrasse na família o carinho e a ternura que qualquer criança precisa.

Ao mudarem de casa, Zezé encontra no quintal da sua nova moradia um pequeno pé de laranja lima. Inicialmente a idéia de ter uma árvore tão pequena não lhe agrada muito, mas à medida que este vai convivendo com a pequena árvore e ao desabafar com esta, repara que ela fala e que é capaz de conversar consigo, tornando-se assim o seu grande amigo e confidente, aquele que lhe dava todo o carinho que Zezé não recebia em casa da sua família.

sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

Para que serve o amor?

À quoi ça sert l'amour?
Uma canção de Edith Piaff numa fabulosa animação de Louis de Clichy.

quarta-feira, 30 de dezembro de 2009

Diário Imaginário do 7º C

Amigos
Este é o resultado do vosso trabalho, compilado neste "Querido Diário..." para que possam, mais facilmente, ler e apreciar os textos de todos.
Parabéns pelo vosso empenho.
Em breve publicarei os diários do 7º A... um pouco mais de paciência...
Até breve e um Bom Ano a todos os amigos do Blogjorn@l.

sábado, 5 de dezembro de 2009

Diários imaginários


Nas últimas aulas de Língua Portuguesa foi bom ver o entusiasmo dos alunos pela escrita quando lhes propus a redacção de uma página de um diário imaginário. Imaginário, porque tinham de pensar que eram outra pessoa, outro ser: um animal, um robot, um ET, um objecto... enfim... Destas, surgiram outras hipóteses engraçadas que irei dando conta aqui no blog.


Portanto, pais e amigos, estejam atentos aos vossos escritores.


sábado, 28 de novembro de 2009

Anne Frank

Na aula, lemos uma página do Diário de Anne Frank e a curiosidade sobre a vida desta menina foi imensa. Muitos confessaram o desejo de ler o livro e isso é muito bom. Os textos são pequenas janelas abertas para entrar no mundo da leitura, pequenas janelas que nos fazem entrar dentro das questões, pensar, reflectir, dizer e agir.
Para aqueles mais curiosos sobre o modo como esta família sobreviveu num anexo para fugir à perseguição Nazi, durante a 2ª Guerra Mundial, deixo aqui um video da casa virtual de Anne. Podem aceder a mais informações e videos na página de Anne Frank.

quarta-feira, 25 de novembro de 2009

GUIA DE SOBREVIVÊNCIA DO ESTUDANTE


COMO SOBREVIVER AOS TESTES


A maioria dos estudantes, mais tarde, ou mais cedo, acaba por sentir determinado tipo de pressão causada pelos testes. Pressão provocada pelos pais, pelos professores, ou até mesmo pela sua maneira de ser.

Por isso, e porque não queremos que te sintas só, aqui vão alguns conselhos para que tenhas boas notas e não entres em “paranóia”:

1º- Adopta a tua própria maneira de estudar e não deixes que os outros te influenciem, pois pode não resultar contigo;

2º- Tenta estudar com antecedência, mas se não conseguires não entres em stress;

3º- Se te ajudar, faz resumos da matéria, para mais tarde fazeres revisões;

4º- Caso tenhas dúvidas, aponta-as para perguntares ao professor antes do teste;

5º- Sempre que estudares ou estiveres a realizar um teste, procura sempre rentabilizar o tempo, mas se estiveres um pouco atrasado, não fiques nervoso e tenta concentrar-te;

6º- Na noite antes do teste, procura deitar-te cedo e não fiques a estudar como um “maluco”, pois a tua cabeça também precisa de descansar para, no dia seguinte, estar “fresca”;

7º- Dá sempre o teu melhor;

8º- Durante o teste, lê todo o enunciado várias vezes com atenção e responde de forma completa às questões colocadas;

Tic-tac, tic-tac, os segundos passam a correr, a seguir os minutos, todos sabemos o que isto é e achamos que se inventassem uma máquina do tempo, a primeira coisa que faríamos seria utilizá-la para parar o tempo ……. Trim-trim, o teste acabou! UFA!


Ana Beatriz Silva

Beatriz Gonçalves

7º C