Citação do dia


sexta-feira, 20 de maio de 2011

Almeida Garrett - Já ouviste falar?

Almeida Garrett é o autor do texto dramático "Falar Verdade a Mentir" que estamos a estudar neste momento. Para percebermos a sua obra importa conhecer o seu autor e a época em que viveu. Se Gil Vicente é considerado o pai do teatro português, Almeida Garrett é decerto aquele que o regenerou e lhe deu nova vida.


João Baptista da Silva Leitão de Almeida Garrett nasceu no Porto a 4 de Fevereiro de 1799. Passou a sua infância em Gaia.Quando adolescente foi viver para os Açores, na Ilha Terceira, quando as tropas francesas de Napoleão Bonaparte invadiram Portugal. Em 1816, foi para Coimbra, onde acabou por se matricular no curso de Direito.
Almeida Garrett participou na revolução liberal de 1820, de seguida foi para o exílio na Inglaterra em 1823. Antes casou-se com uma muito jovem senhora Luísa Midosi, que tinha apenas 14 anos. Foi em Inglaterra que tomou contacto com o movimento romântico, descobrindo Shakespeare, Walter Scott e outros autores e visitando castelos feudais e ruínas de igrejas e abadias góticas, vivências que se reflectiriam na sua obra posterior.
Em 1824, partiu para França, onde escreveu o  conhecido Camões (1825) e Dona Branca (1826) , poemas geralmente considerados como as primeiras obras da literatura romântica em Portugal.
Em Portugal exerceu cargos políticos, distinguindo-se nos anos 30 e 40 como um dos maiores oradores nacionais. Passos Manuel encarrega-o da restauração do teatro português, missão que leva a cabo criando, não só o Conservatório de Arte Dramática, mas igualmente a Inspecção-Geral dos Teatros e sobretudo o Teatro Nacional.
Mais do que construir um teatro, Garrett procurou sobretudo renovar a produção dramática nacional segundo os cânones já vigentes no estrangeiro.
                                                                                                     
 in, pt.Wikipedia.org (adaptado) 

Algumas obras:

O Retrato de Vénus
Camões
Dona Branca
Adozinda
Um Auto de Gil Vicente
O Alfageme de Santarém
Romanceiro e Cancioneiro Geral 
Frei Luís de Sousa
Flores sem fruto
Viagens na minha terra
Falar Verdade a Mentir
Folhas Caídas

CLICA Para saber +

Sem comentários:

Enviar um comentário