Citação do dia


terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

Fomos espreitar... o Diário da Alcoviteira

Sábado, 12 de Janeiro de 1517




Querido Diário,

Hoje a Maria Joaquina sucumbiu. Era das melhores moças que aqui tinha, a cachopa. Morreu de cagamerdeira, vê lá tu. Se isto se pega, estraga-me o negócio. Aposto que isto me vai reduzir a clientela. Estou mesmo a ver que vou ter de carregar nas outras meninas cá da casa.
Ultimamente tenho-me sentido muito sozinha. A Florença, aquela rapariga com quem falava muito, foi viver com o Frade e deixou-me sozinha. Coitadita da moça, lá arranjou um homem e finalmente converteu-se .
Ontem veio cá uma mulherzinha irritante, descobriu que o marido era cliente cá da casa e armou um escândalo aqui à porta. As mulheres cá da rua ficaram a olhar-me de lado. Aquela mulher merecia um feitiço bem mauzinho, mas infelizmente não tenho tido tempo para essas coisas.
Com a quantidade de meninas cá em casa a aumentar, tenho mais despesas, e consequentemente tenho de cobrar mais aos clientes. Eles andam a queixar-se que ficam sem dinheiro para continuar a vir cá, e eu digo-lhes que isto não é para quem quer, é para quem pode, para quem tem dinheiro!
Isto está a ficar complicado, e acho que vou ter de voltar a mudar de cidade… Tenho de começar a pensar para onde vou. As moças não vão gostar nada da ideia.

Até amanhã, querido diário

Brísida Vaz

Joana General e Mariana Prata, 9º A

Terça -Feira, 9 de Fevereiro de 1517

Querido diário,
Brísida Vaz



Hoje recebi no meu estabelecimento três cachopas que vinham da aldeia de Paio Pires. Queriam que as “convertesse”. Claro que aceitei, quantas mais melhor.
À tarde, a casa esteve cheia, não admira que o negócio corra tão bem. Os juízes estiveram aqui e parecia que não se queriam ir embora, quase que vivem cá. Vêm quase todos os dias visitar as minhas meninas… Santa paciência… depois de os aturar, espero bem que Deus me leve para o Paraíso. Amanhã é dia das inspecções comerciais. Já estou farta delas. Sempre que é dia de inspecções levo sempre tantos açoites que me custa levantar da cama. Se não fossem as minhas meninas não sei o que seria de mim. A Anabela já arranjou marido. É um homem fino que a vinha cá ver todos os dias e o casamento está para muito breve. Espero que me dê uma recompensa por cuidar dela e parece que a Maria Emília já está com um homem debaixo de olho. Se isto continuar assim, tenho que arranjar mais meninas. De resto a minha vida está a correr bem. Os novos oficiais e frades já passaram por cá e pareceu-me que a sua nova visita está para breve. Dou graças a Deus pelo negócio correr tão bem. Ainda não parei de agradecer à minha madrinha por me ter dado este negócio. Se não fosse ela, não sei onde estaria agora. No meio de tanto trabalho o que me diverte são os mexericos que se vão espalhando por aqui. Amanhã tenho de ir comprar mais virgos postiços. Não sei porque é que os mais velhos preferem as meninas por “converter”. É que é cada vez mais difícil de encontrar meninas virgens, o que me vale são os virgos postiços. Bem, tenho de me ir embora, há clientes para atender e parece que vejo os novos oficiais. E vem ai o Frade Brabiel visitar a sua amada Florença. Até à próxima.





Bárbara de Marco
9ºC

Sem comentários:

Enviar um comentário